Login

Equipe

 

rubens 3s Rubens M. Lopes, biólogo e especialista em plâncton marinho, é o líder do laboratório e professor do IOUSP desde 2002. Seus interesses de pesquisa compreendem vários aspectos da ecologia do plâncton, com foco atualmente no desenvolvimento e aplicação de sistemas de imagem para detecção automática do plâncton no ambiente marinho e em estudos experimentais de alimentação e crescimento do plâncton.
Leandro Ticlia é mestre em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo e é contratado como assistente de pesquisa do LAPS para o desenvolvimento de métodos de visão computação para a identificação do plâncton (classificação automática) e de sistemas de automação.
Maiá Medeiros é oceanógrafa graduada pela Univali (Itajaí, Brasil) e está atualmente desenvolvendo projeto de mestrado estudando técnicas de detecção do plâncton in situ por meio de imagens.
  Alessandra Colombo executou seu projeto de TCC no LAPS em 2013, estudando taxas de afundamento de células individuais de fitoplâncton. Em 2015 foi bolsista do projeto INCT Mar - COI, no qual realizou análises de fitoplâncton para validação de uma instrumentação de análise automática de plâncton em desenvolvimento no laboratório. Atualmente é aluna de Mestrado, estudando a variabilidade temporal do zooplâncton na região costeira de Ubatuba através de uma instrumentação de captura de imagens desenvolvida no laboratório.
  Yonara Garcia foi bolsista do projeto INCT Mar - COI e atualmente é aluna de Mestrado, estudando o comportamento natatório de organismos zooplanctônicos afetados por epibiontes.
  Carolina Maciel é aluna de Mestrado e desenvolve um projeto de pesquisa para avaliar o efeito de contaminantes aquáticos no comportamento do zooplâncton, utilizando análises de trajetórias de natação.
Claudia Guimarães é atualmente bolsista do projeto INCT Mar - COI e estuda o efeito do ultrassom sobre o comportamento de organismos incrustantes, com ênfase em larvas de Cirripedia.

 

Egressos