Rubens M. Lopes

Interesses de Pesquisa

Tenho amplo interesse em pesquisas sobre ecologia de sistemas planctônicos com o objetivo geral de entender os controles biológicos e ambientais sobre a distribuição e comportamento do plâncton. Meus projetos de pesquisa e extensão são baseados em estudos de campo e de laboratório, a partir de cruzeiros oceanográficos em grandes bacias oceânicas, bem como por observações em vídeo de pequena escala. Nos últimos anos eu estive envolvido com a aplicação e desenvolvimento de soluções inovadoras para detectar e analisar a composição e abundância do plâncton nos oceanos e em sistemas fechados. A maior parte do meu trabalho é desenvolvida em colaboração com outros laboratórios no Brasil e no exterior.

Formação Acadêmica

Doutorado na Universidade Federal do Paraná (1997)

Mestrado na Universidade de São Paulo (1989)

Bacharelado na Universidade de São Paulo (1985)

Projetos em andamento

Projetos de pesquisa em andamento em meu laboratório estão listados na página Projetos.

Publicações recentes

Página de publicações do site

Atividades de Ensino

Eu ensino três disciplinas de graduação como parte do currículo básico da oceanografia do IOUSP (IOB 135 - Sistemas Pelágicos, IOB 146 - Produção secundária do zooplâncton e IOB 122 - Oceanografia - Ambiente Marinho) e dois cursos de pós-graduação em nosso programa de oceanografia (IOB 5751 - Avanços em ecologia do pelagial marinho e IOB 5742 - Produção secundária). Mais informações: Cursos.

Links para Organizações Científicas

Participei do SCOR WG 130 em "Automatic Visual Plankton Identification". Para informações sobre as atividades e resultados do grupo, visite o website do SCOR. Depois de completar as tarefas do SCOR os membros do grupo criaram uma página no Facebook que irá continuar a fornecer informações no tópico como parte da iniciativa RAPID (Research on Automated Plankton Identification)

Sou membro da World Association of Copepodologists (WAC) desde 1996 e tive um papel ativo nesta organização até recentemente. Eu organizei a 7a Conferência Internacional sobre Copepoda (ICOC) em 1999 e posteriormente me estabeleci e administrei o website da WAC por 7 anos. Eu também construí a primeira versão online da base de dados de membros da WAC, disponível em 2002 através do website. A base de dados derivou das contribuições de Kurt Schminke (the original Monoculus database), Eduardo Suarez-Morales e John Fornshell (secretário da WAC e tesoureiro na época) e minhas (7th ICOC database).

Também sou membro da Association for the Sciences of Limnology and Oceanography - ASLO

Contato

Telefones: