Login

PROABROLHOS

proabrolhos

O principal objetivo do projeto PROABROLHOS, finalizado no final de 2013, foi a aquisição de dados ecológicos e oceanográficos sobre a estrutura e funcionamento do ecossistema do Banco de Abrolhos, o maior e mais diversificado sistema de recifes de corais do Atlântico Sul. O projeto representou um dos maiores esforços já realizados pela comunidade de oceanógrafos brasileiros, com cerca de 40 PIs envolvidos em várias áreas temáticas (clima, oceanografia física, modelagem, produção pelágica, dinâmica bêntica, paleoceanografia, estudos de pesca e sensoriamento remoto). O LAPS esteve encarregado das pesquisas sobre o zooplâncton.

 

O trabalho de campo foi realizado entre 2007 e 2009, compreendendo cruzeiros com navios de pesquisa da USP e da FURG, coleta de amostras nos estuários e formações de corais e atividades em terra para avaliação da pesca.

Esquerda superior: A grade de amostragens do projeto PROABROLHOS em julho-agosto de 2007. Direita: Vista aérea do estuário de Caravelas.

 

Foto do lançamento de uma rede de plâncton equipada com o Laser Optical Particle Counter (esquerda) como parte das atividades do LAPS durante o os cruzeiros de pesquisa do PROABROLHOS no leste do Brasil. O mar agitado não era incomum durante o cruzeiro de inverno (direita).

 

Os resultados deste projeto foram publicados como volume especial da revista Continental Shelf Research.